Venha se conectar com corpo, mente e coração!

Centro de Yoga

Montanha Encantada

Centro de Yoga Montanha Encantada

Este sutra descreve os quatro sintomas que acompanham os antarāyas apresentados no sutra 1.30. Esses sintomas, sofrimento psicoemocional, depressão, ansiedade e respiração irregular estão intimamente relacionados à resposta crônica ao estresse e à uma ampla gama de doenças psicossomáticas.

O estresse é a carga física e psicoemocional colocada no organismo humano necessária para alcançar ou para fazer qualquer coisa. A resposta ao estresse gera energia para atender a uma necessidade percebida, recrutando recursos de muitos sistemas do corpo através da ativação do sistema nervoso simpático.

Quando a necessidade percebida é atendida, descansamos e regeneramos através da ativação do sistema nervoso parassimpático. Quando esse equilíbrio autonômico é perdido, a resposta ao estresse torna-se crônica, resultando em sobrecarga para todos os sistemas do corpo, criando condições para doenças físicas e psicológicas.

Da perspectiva do Yoga, o estresse crônico é inevitável no nível da personalidade, porque estamos buscando realização e felicidade no reino material que nunca pode nos dar o que buscamos.

Prakṛti, a realidade manifesta, nunca satisfará completamente as nossas necessidades, porque não é o destino final, apenas um campo de aprendizado que leva ao despertar de nosso verdadeiro Ser.

Tentar encontrar a felicidade e a paz definitivas onde não podem ser encontradas leva a esforços cada vez mais fortes, exigindo maiores níveis de energia e, posteriormente, estresse crônico e doenças associadas.

Por outro lado, quando nos alinhamos com o nosso verdadeiro Ser, a equanimidade que experimentamos nos permite lidar objetivamente com os desafios, conservando energia de maneira ideal, mantendo assim os níveis de estresse baixos e permitindo uma maior apreciação pelas bênçãos da vida diária.

Cada um desses sintomas dos antarāyas também é uma oportunidade de praticar pratypaksha bhavana, integrando-se em suas qualidades positivas opostas.

Reflexão:

Até que ponto você sentiu esses quatro sintomas de estresse crônico antes de começar a praticar Yoga? Quais ferramentas e técnicas de Yoga foram mais úteis para transformar cada um dos sintomas em seus opostos?

 

*artigo extraído do livro Yoga Sutras na Prática, de Joseph Le Page